Será quem quem traiu uma vez trairá sempre? Muita gente me pergunta isso, principalmente quando quer dar uma segunda chance ao seu parceiro(a), após a descoberta de uma traição, ou quando quer entrar num relacionamento com alguém que sabe já ter traído outro parceiro(a).
A grande verdade é que há casos e casos. Muita gente trai e se arrepende ou se machuca tanto, que não quer passar por isso novamente. Ou não quer fazer outra pessoa sofrer de novo.
No entanto, na maioria dos casos, quando as pessoas traem simplesmente por impulsos sexuais, a probabilidade de que elas traiam novamente é muito alta.
Eu resolvi escrever esse texto, pois estou ajudando uma pessoa que estava se envolvendo novamente com alguém que a traiu no passado. E sei que muita gente tem essa dúvida, então esse artigo também pode ajudar você, se for o caso.
Na época, eles eram adolescentes. Hoje, depois de quase 30 anos, será que ele mudou e não a trairia novamente?
Quem traiu uma vez trai sempre?
A primeira pergunta que ela me fez foi “quem traiu uma vez trai sempre?”. E eu respondi: tudo depende, mas, na maioria das vezes, sim.
Por quê? Porque a traição é, geralmente, algo relacionado ao caráter da pessoa.
Apesar de não ser a melhor comparação do mundo, o que ocorre com quem tende a trair é mais ou menos o que se passa com um alcoólatra que não consegue parar de beber. Ele jura que não vai mais beber, que não quer mais saber de bebida… E então… De repente, quando percebe, a garrafa está à sua frente e ele só se importa com o prazer momentâneo. Se esquece de tudo aquilo que o primeiro gole pode causar. De quem ele pode machucar, ao tomar o primeiro trago. E de que deveria ter resistido.
É mais ou menos isso que acontece com quem tem tendência a trair. A pessoa jura que não fará mais isso – e ela até pode mesmo estar sendo sincera. Mas, na hora em que está perto de alguém por quem tenha interesse e surge o clima… Não consegue resistir. É mais forte do que ela e, quando percebe, já rolou e aí não quer mais parar.
Muitas vezes, acontece uma cegueira momentânea: a pessoa se deixa levar pelo momento e acaba se arrependendo depois. Mas também há os casos de pessoas que não se arrependem nunca, principalmente porque sabem que, ao ter uma nova oportunidade, trairão outra vez. Elas veem o fato de trair como algo natural, que, mais cedo ou mais tarde, acontece com qualquer um.

Estudo: Quem traiu uma vez tende a trair novamente
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Denver e divulgado pela Revista Galileu, a probabilidade de quem traiu uma vez trair de novo é três vezes maior do que a de quem nunca traiu. Ou seja: as pessoas que traíram anteriormente, têm muito mais chances de trair novamente no próximo relacionamento.
E se for no relacionamento com a mesma pessoa? O estudo não fala sobre isso, mas pense comigo… Se a pessoa traiu o parceiro(a) uma vez e o parceiro(a) a perdoou… Por que não trair de novo, já que, provavelmente, haverá um novo perdão?
Consequências de perdoar uma traição
Se você perdoar uma traição, mesmo que o faça de coração, sempre haverá uma insegurança rondando a sua cabeça.
Você ficará de olho em tudo o que a pessoa faz, se ela está mexendo mais no celular, se ela olha para outras pessoas quando estão juntos, se está chegando mais tarde do trabalho… Qualquer coisa diferente que ela faça levantará uma suspeita. Enfim, sempre ficará uma dúvida no ar. E viver assim não é nada saudável, então é bom pensar realmente em todos os desdobramentos que esse perdão pode trazer.
É claro que você pode até perdoar, no sentido de aceitar o que aconteceu e seguir em frente, sem a pessoa. Mas aqui estou falando sobre perdoar e manter o relacionamento após a traição.
E no caso da pessoa que estou ajudando?
Ela mudou de cidade por causa do cara com quem se envolveu e a traiu no passado. E o que ele fez? Saiu com ela por uns dias e depois desapareceu. Não foi nem o caso de uma traição com outra pessoa (que saibamos). No entanto, ele traiu a confiança dela, que mudou a vida completamente por causa dele e ele simplesmente sumiu. Neste caso, já se vê que é uma questão de caráter mesmo: a pessoa trai e continua traindo, mesmo que se trata de uma forma diferente de traição.
Por isso, sempre que tiver essa dúvida no ar, é melhor que você se questione:
- vale a pena manter um relacionamento assim?
- vou me sentir confortável vivenciando essa situação de dúvida e angústia?
- vou ter uma vida normal com a pessoa ou estarei sempre pisando em ovos, com medo de ser traído(a) novamente?
Você tem que pensar no que é melhor pra você, não no que a pessoa vai fazer ou deixar de fazer quando vocês estiverem juntos. Afinal, isso não depende de você e não há como vigiar o outro 100% do tempo.
Se você estiver lendo esse texto, pois está em dúvida sobre trair ou não trair, recomendo a leitura deste artigo: https://oamorestanarede.com.br/traicao/
E se tiver mais alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos em breve.
Boa sorte!
O amor está na rede!


Sem Comentários