Medo de relacionamento sério, ou até mesmo o medo de um relacionamento qualquer, é algo muito mais comum do que se possa imaginar. Então, fique ligada nesse texto, pois irei abordar alguns pontos que levam ao medo de um relacionamento sério e o que é possível fazer para tentar contorná-los.
Por mais que pareça absurdo, a maioria das pessoas tem medo de um relacionamento sério. Simplesmente porque temos medo de sofrer, de sermos machucados e, pior ainda, de sermos machucados DE NOVO! O que já nos leva ao primeiro ponto dos motivos pelos quais as pessoas têm medo de um relacionamento sério.
Medo de relacionamento sério: motivos que geram esse medo
1. Medo de relacionamento sério = medo de sentir novamente uma dor horrível do passado
Muitas vezes, quando sofremos por um amor que deu errado no passado, criamos várias barreiras para nos protegermos do próximo. E, assim, tem muita gente que deixa um grande amor escapar, por medo até de tentar…
Uma das dores mais difíceis da vida é a dor da perda. Quando alguém que é querido para nós morre, ficamos sem chão. E quando um relacionamento acaba, mas ainda amamos a pessoa, é como se fosse uma morte também, pois há uma ruptura, você não irá mais vê-la (ou pelo menos como costumava ver ou até conviver), talvez você não irá mais falar com ela; enfim, é como se ela tivesse morrido, ou como se você tivesse morrido para ela.
Tem gente que lida bem com perdas, sofre um pouco, mas depois pensa que “o que não tem remédio remediado está” e… bola pra frente! Por outro lado, há pessoas que sofrem por mais de ano, às vezes por vários anos, a perda de um grande amor. Isso não é algo saudável e essas pessoas deveriam procurar ajuda psicológica. Mas esse pode ser o motivo pelo qual uma pessoa tem medo de relacionamento sério e, por isso, não queira se relacionar com você.
O que fazer
Vá com calma e mostre, por atitudes, que você é uma pessoa diferente, que não pretende machucá-lo(a). Não force situações, não faça cobranças e não persiga a pessoa. Dê espaço a ela, mas também dê um prazo (para você esperar) para que ela perca o medo. Se isso não acontecer, é melhor pular fora.
2. Medo de relacionamento sério = medo ser rejeitado(a)
O medo de relacionamento sério pode vir do medo de ser rejeitado. Se uma pessoa já foi rejeitada em um relacionamento anterior, ou até mesmo em vários, ela tem medo que isso aconteça de novo. E esse medo não está ligado somente a relacionamentos amorosos, mas à rejeição por parte dos pais, familiares, amigos…
A possibilidade de não atender às expectativas do parceiro(a), de não estar à sua altura etc., aumentam o medo de rejeição. Além disso, em tempos em que as pessoas estão expostas às redes sociais, muitas se sentem rejeitadas quando os seus posts, fotos ou vídeos não recebem muitas curtidas, comentários ou compartilhamentos. Assim, as pessoas hoje em dia tendem a sofrer rejeição muito mais do que antigamente. Mas isso pode ser contornado, veja a seguir.
O que fazer
Mostre que essa pessoa tem qualidades e que é um prazer estar ao lado dela. Mostre que ela é indispensável para você e que é muito especial. Enfatize os pontos fortes dela e mostre que você também tem fraquezas e inseguranças, também tem medos. Faça com que ela se sinta segura ao seu lado.

3. Medo de que o outro goste mais de você do que você dele
Muita gente tem medo de se envolver, pois acha que o outro está mais envolvido e tem medo de machucá-lo. A verdade é que, em quase todos os inícios de relacionamento, alguém está mais envolvido que o outro. Mas isso não deveria impedir ninguém de tentar levar adiante um relacionamento.
Tudo muda o tempo todo e quantas vezes não estamos em um relacionamento em que as paixões variam? Uma hora um está mais apaixonado, outra hora é o outro que está! Acredite: já vi relacionamentos em que uma queria, o outro não. No fim, o outro cedeu e, depois de um tempo, estava muito mais apaixonado que a parceira…
O que fazer
Mostre que você está interessada, mas não está desesperada. Sinalize que você tem vida própria, que não vive em função dessa pessoa. Mostre que você tem amigos e saia com eles. Assim, o outro verá que não é a última bolacha do seu pacote e não achará que você está muito mais envolvida do que ele.
4. Medo de que você descubra quem ele realmente é
Algumas pessoas tiveram poucos relacionamentos na vida e talvez não tenham morado com um parceiro ainda. Então, ao conhecer alguém, essas pessoas se esforçam para mostrar o seu melhor e depois ficam com medo de mostrar como são no dia a dia. Assim, ficam receosas de que você não goste da aparência delas ao acordar, de que a sua intimidade não seja tão “bonita” etc.
Você consegue perceber isso quando a pessoa tenta ao máximo esconder a sua intimidade e evita levá-la à casa dela, mesmo quando mora sozinha e apesar de vocês já estarem saindo por algum tempo.
O que fazer
Se você achar que esse é o motivo do medo de relacionamento sério, comece invertendo a situação. Convide a pessoa para ir à sua casa e mostre um pouco da sua intimidade para ela. Mostre que ninguém é perfeito, que todos têm defeitos e que ninguém vai poder se esconder das outras pessoas para sempre. Além disso, demonstre que todos merecem ser amados, não importando os seus defeitos.
5. A pessoa tem medo de mudar
Parece estranho, mas a verdade é que um relacionamento sério muda completamente a vida de uma pessoa. E muita gente tem medo dessa mudança. Tem pessoas que se habituam a várias coisas, como, por exemplo, sair para beber todas as sextas, não ter que dar satisfação de nada a ninguém, dormir sozinhas e assim por diante.
Então, quando essas pessoas se apaixonam, ficam com medo de entrar de cabeça no relacionamento e ter que abrir mão da “boa vida de solteiras”.
O que fazer
Mostre a essa pessoa que você também tem a sua vida, os seus compromissos e que você não abre mão de sair a sós com os seus amigos vez ou outra. Assim, ela não se sentirá tão pressionada e, com o tempo, acabará vendo que você não tirará 100% de sua liberdade. Isso fará com que ela se abra mais e acabe perdendo o medo de entrar num relacionamento sério.
E ai, você se encontra em alguma das situações acima? Conta pra gente nos comentários. E, se tiver alguma outra situação que queria abordar, deixe um comentário abaixo que em breve o responderei.
PS: caso você seja a pessoa com medo, após ter sofrido com o término de um racionamento, veja aqui dicas de como recomeçar: https://oamorestanarede.com.br/como-recomecar/
Boa sorte!
O amor está na rede


Sem Comentários