Quando o amor acaba de verdade?, muita gente se pergunta. Afinal, quando um relacionamento fica ruim, ficamos sem saber se isso é somente uma fase ou um fim real. Então, como saber se o amor acabou realmente? A verdade é que a gente sente quando tudo acabou, mas tem dificuldade em acreditar.
Às vezes, ainda existe amor no relacionamento, mas ele se transformou. Deixou de ser um amor de casal e passou a ser um amor de irmãos, de amigos. Tem gente que consegue viver assim, mas quem quer um relacionamento completo, com amor, admiração, desejo etc., precisa entender que aquilo acabou e se abrir para um novo relacionamento.
Como saber se o amor acabou ou é só uma fase ruim
Há vários sinais que devem ser observados para saber quando o amor acaba no casamento ou no namoro. Contudo, você precisa olhar a situação de fora, como se fosse uma terceira pessoa observando o casal. Você tem que tentar ser imparcial, o que é bastante difícil nessa situação.
Por isso, caso necessário, procure ajuda de um psicólogo, que pode fazer com que as coisas fiquem mais claras na sua cabeça. Mas a decisão tem que ser tomada por você. Afinal, é você que vai ter que aguentar as consequências de uma separação. E acredite: não são poucas, mas você pode superá-las com a ajuda de familiares, amigos ou terapia.
Além disso, você precisa pensar se o amor acabou mesmo ou se vocês estão apenas passando por uma fase difícil. A verdade é que a gente nem imagina quantas vezes pode se reinventar e fazer voltar, reacender um amor quase apagado.
Então, o melhor a fazer, é aquele velho clichê de cuidar do amor como uma plantinha. Tem que regar com frequência, para ele crescer forte e saudável. Mas lembre-se de que algumas plantas estão quase mortas, com as folhas secas e sem frutos. E aí, você volta a regá-las e elas renascem como se nunca tivessem passado por aquele período de quase morte. Se não der mais para regar o amor atual, regue o próximo e você vai se surpreender com os resultados.
Você deve pensar nos prós e contras, antes de decidir terminar o relacionamento
Caso você decida colocar um ponto final na relação, tem sempre que pesar os prós e os contras, pensar em como você vai se sentir no futuro e se tem condições de bancar o término emocionalmente. Muita gente não consegue segurar a barra e acaba voltando a um relacionamento ruim por medo de ficar só.
Por outro lado, se o relacionamento for doentio ou abusivo, não há amor que resista. Portanto, sair desse relacionamento será a melhor decisão da sua vida. Se você achar que não deve terminar, precisa procurar ajuda psicológica urgentemente. Ninguém em condições “normais” aceita um relacionamento desse tipo.
A seguir, você verá uma lista de sinais que mostram quando o sentimento acaba. No entanto, vale também lembrar que você pode até mesmo se identificar com vários dos sinais abaixo e isso não querer dizer, necessariamente, que o amor terminou. Talvez seja apenas uma fase ruim, que poderá passar a qualquer momento.
Alguns sinais de quando o amor acaba:
1. Você se sente só, mesmo quando estão juntos
Como já dizia Cazuza, trata-se da “solidão a dois”. Parece que fica um vazio, mesmo quando o outro está junto. Sabe aquela sensação de que “nos completamos totalmente e não precisamos de mais nada”? Então, essa sensação está a anos-luz de vocês. Parece que não há mais nada para dividir e, assim, vocês ficam lado a lado num silêncio interminável.
Talvez seja apenas um período difícil na vida de ambos e uma terapia de casal, ou até mesmo uma boa conversa, possa ajudar muito. Quebre o gelo. Recorde uma sensação boa do passado. Converse sobre ela. Quem sabe não dá liga? Afinal, se ainda existir amor, por que não tentar? Agora se essa sensação piorar dia após dia, é sinal de que o amor está mesmo abalado.

2. Vocês param de fazer coisas juntos quando o amor acaba
Às vezes, um casal faz diversas coisas juntos: ir à academia, fazer uma caminhada, sair para jantar a dois, ir ao cinema ou até mesmo assistir a um filme ou série na Netflix. Mas, de repente, você percebe que um não tem mais vontade de chamar o outro e cada um acaba fazendo as suas atividades sozinho.
Aliás, vocês até preferem sair com amigos ou convidar pessoas para irem em casa só para não terem que ficar sozinhos um com o outro. Esse é um fator bem importante para refletir se a chama do amor ainda pode reacender ou não.
3. Vocês param de fazer planos juntos
Sabe aqueles planos que todo o casal faz? Vamos juntar uma grana pra fazer a tão sonhada viagem? Quando vamos nos casar? Vamos ter filhos? Podíamos fazer uma reforma na casa… Que tal fazermos academia juntos? Não importa o plano, que pode ser de uma coisa bem simples até uma super elaborada.
Quando um relacionamento acaba, vocês simplesmente não conseguem mais planejar nada. E não é nem por falta de dinheiro, mas por falta de vontade. Falta de vontade de estarem juntos(as), de compartilharem momentos. Esse é um dos primeiros sinais de que o amor acabou.
4. Quando o amor acaba, não existe mais sintonia entre vocês
Sabe aquela sintonia que existe no início de um relacionamento, que parece que vocês nem precisam falar as coisas e só uma troca de olhares já responde tudo?
Então, quando acaba o amor, isso não acontece mais. Pelo contrário: parece que vocês têm ideias completamente diferentes um do outro. Tipo: um quer ir pra praia e outro quer ir pra montanha. Um quer ver uma comédia e outro quer ver um filme de terror. E por aí vai.
Às vezes, é até um desejo inconsciente de provocar o outro. Então, preste atenção a este sinal, pois ele mostra que o casamento ou namoro está desgastado ou pode ter chegado ao fim.
5. Você não tem mais vontade de dividir as coisas (boas ou ruins) com o seu parceiro(a)
Quando a cumplicidade existe, nós queremos ir correndo contar, para a pessoa amada, algo bom ou ruim que se passou conosco. No entanto, quando o amor está perto do fim, não pensamos nessa pessoa em primeiro lugar. Às vezes, nem em último. Contamos coisas íntimas até para um desconhecido, mas não para o nosso parceiro(a).
Aliás, longos momentos de silêncio, seguidos por perguntas e respostas monossilábicas são cada vez mais comuns. Basta ir a um restaurante e observar os casais nas mesas. Você vai se surpreender com a quantidade de casais que mal se falam, mas não desgrudam os olhos das telas de seus celulares! Portanto, se você não se conecta mais com o seu par, pode significar que o amor tenha mesmo acabado.

6. Você só vê pontos negativos no parceiro(a) e tudo nele(a) te irrita
Quando tudo está bem, os pontos fracos do parceiro(a) são até motivo de brincadeirinha e piada. “Aha, você deixou a toalha molhada em cima da cama de novo, mas já a pendurei pra você”. “Você está 30 minutos atrasado(a), mas valeu a pena a espera”. Tudo é visto como parte do dia a dia, de forma leve e saudável.
Quando o amor acaba, tudo passa a irritar profundamente. “Será que você não pode nem guardar uma toalha de banho no lugar certo?”. “Você está 5 minutos atrasado(a)! Está achando que eu não tenho nada mais interessante pra fazer do que te esperar?”. Aquelas piadas que você achava graça agora são somente piadas bobas e repetitivas. E por aí vai. A coisa fica tão sufocante que, muitas vezes, você não quer nem ouvir a voz da pessoa. Esse pode ser um sinal de que o casamento ou namoro acabou.
7. Quando o amor acaba, a sua vida sexual praticamente deixa de existir
Um dos sinais de que o relacionamento chegou ao fim é o fato de uma vida sexual inexistente ou quase inexistente. É claro que, com o tempo, o relacionamento cai na rotina e a frequência sexual vai diminuindo, mas você tem que ficar de olho, ir administrando, pra ver se, na verdade, o que ocorre é uma completa falta de desejo.
O sexo é a coisa mais íntima de um casal, é onde cada um mostra o seu eu, os seus desejos e loucuras mais secretos. Então, existe um vínculo emocional muito grande. Por isso, repare se é só uma fase e as coisas podem voltar a esquentar, ou se o desejo pelo outro acabou de verdade (mesmo que somente de uma das partes). Vale sempre lembrar que nenhum fator sozinho significa, necessariamente, que o relacionamento ou o amor tenha acabado. Você tem que pensar em todos os pontos mencionados.
8. Você começa a olhar para outras pessoas
Sabe quando o relacionamento começa e você está tão apaixonado(a) que, se aparecer a pessoa mais fantástica do mundo interessada em você, você não dá a mínima?
Quando o amor acaba, isso já não existe há um bom tempo. Ao contrário: você começa a olhar as pessoas com outros olhos, a achar algumas pessoas mais interessantes e até passa a se imaginar tendo um relacionamento com uma ou várias delas. Se algumas pessoas de repente começarem a ser muito mais atraentes para você do que o seu parceiro(a) atual, isso pode ser indício de que o amor acabou.

9. Quando acaba o amor, você não se sente feliz quando o outro(a) está por perto
Se, por um bom tempo, você já não sente alegria quando o outro(a) está por perto, pode ser um sinal de que o namoro ou casamento tenha acabado.
Sair com os amigos de vez em quando é algo muito saudável para você e até para o relacionamento. Mas se você quer sair com frequência, seja com amigos ou para fazer qualquer atividade, só para não ficar perto do parceiro, é necessário repensar a relação. Se você está sempre triste quando está ao lado do seu parceiro(a), é bem provável que o amor acabou.
Terminar um relacionamento é algo muito difícil. Você se acostumou a fazer tudo a dois e, por mais independente que seja, sempre existe uma certa dependência, principalmente emocional, entre os membros de um casal. Você também tem medo de se arrepender, de ser julgado(a) pelos amigos e familiares, de ficar só, de nunca mais encontrar ninguém. Acredite: depois que esse turbilhão de emoções passar, você vai se sentir infinitamente mais forte do que se sente hoje e estará pronto(a) para amar novamente!
Mas, de qualquer forma, é uma decisão que envolve muitos riscos. Portanto, quando for tomar a decisão final, é bom pensar bastante a respeito do relacionamento, dos prós e contras e, mais importante, fazer isso num momento em que esteja tranquilo(a). Se você tomar a decisão no impulso, sem pensar, no calor do momento, pode se arrepender amargamente depois.
Por isso, eu disse no início do texto que, apesar da dificuldade de se colocar nessa posição, você precisa olhar a relação de fora. Pense que esse é um casal que você conhece. Eles parecem felizes? Eles se amam de verdade? Você os vê juntos no futuro? Dá para continuar ou o amor chegou mesmo ao fim?
10. Você acha que o que há “lá fora” vai ser melhor
Vale também ressaltar que, muitas vezes, uma pessoa quer sair do relacionamento porque o que a espera lá fora, “o novo”, pode ser bem melhor. A verdade é que o novo pode até ser melhor, mas na maioria das vezes, ele é só muito atraente por ser uma novidade. E, depois de um tempo, quando cair na rotina, você vai sentir a mesma frustração que sente agora. Como dizem por aí, “é tudo igual, só muda de endereço”. E às vezes é bem isso mesmo!
Portanto, pense se você realmente não consegue mais se ver e investir no relacionamento atual ou se simplesmente está entediado(a) e acha que tudo lá fora é melhor. Talvez, se você se empenhar para dar uma segunda chance ao relacionamento, pode se surpreender positivamente!

Espero que estes sinais de que o amor acabou possam te ajudar a clarear a sua mente!
Quando o amor acaba – o que fazer?
O que fazer quando o amor acaba no casamento ou namoro? Quando o amor acaba só para um ou mesmo para ambos, é melhor chamar o parceiro(a) para uma conversa honesta e sincera e abrir o seu coração.
Mas como dizer que o amor acabou? E quando o relacionamento acaba, mas ainda existe amor de um dos membros do casal? Vai ser difícil no começo, mas depois você vai ver que essa conversa foi a melhor coisa para as duas partes. Afinal, ninguém merece amar sozinho ou ficar num relacionamento que acabou, só para manter as aparências. Lembre-se: ninguém pode fazer com que você fique preso(a) a um relacionamento que acabou. Portanto, não se deixe influenciar.
Caso você decida mesmo colocar um ponto final no relacionamento, é muito importante pensar no depois. Parece fácil, mas pode não ser para muita gente.
Algumas pessoas sofrem (até muito), mesmo quando são elas que colocam um ponto final no relacionamento. Afinal, estão acostumadas àquela vida, àquela rotina, aos mesmos amigos… Veja aqui dicas de como recomeçar, para que você já comece o processo de forma mais tranquila, pensando em tudo que isso poderá causar de impacto na sua vida.
Finalmente, desejo boa sorte e peço que entre em contato comigo, se precisar de uma Consultoria amorosa!
O amor está na rede


Sem Comentários