Crime de internet – vergonha é a maior causa de poucas denúncias!

crime de internet: pessoa mascarada mexendo no notebook

Crime de internet: a carência é a maior vilã!


Hoje vou falar sobre crime de internet, algo que vem crescendo cada vez mais, inclusive após o advento da COVID-19.

Mas, antes, quero comentar algo. Muita gente por aí acha que na internet só há golpistas. Na verdade, as pessoas que estão na rede são as mesmas que estão ao nosso redor – e os golpes já existiam bem antes de a internet surgir! Ela apenas foi mais um veículo encontrado para aplicação de golpes, dos quais, se você souber se proteger, são muito mais fáceis de serem evitados (afinal, ninguém está colocando uma arma na sua cabeça, certo?).

Crime de internet – a carência é a maior vilã!

Como eu sempre prego nas entrevistas que dou, no livro O amor está na rede e aqui no blog, a maior vilã dos golpes é a carência. Quando uma pessoa está carente, ela deixa isso transparecer, se apaixona facilmente pela ilusão que o golpista oferece (sabe aquela história do “se é bom demais para ser verdade…”? Então não verdade é mesmo!) e, assim, torna-se uma presa fácil. Parece difícil de acreditar, mas há mulheres e homens que dão dinheiro a golpistas sem nunca tê-los visto…

Se você está buscando amor, espere que a outra pessoa também esteja. Se pedir dinheiro emprestado (ou dado)… Pule fora (mesmo que o relacionamento já dure algum tempo)!

O crime de internet registra baixíssimas ocorrências no Brasil. Mas é bem provável que seja porque muita gente, por vergonha ou medo, não faz a denúncia.

Se você quiser saber mais, acesse este link sobre os golpes em sites de relacionamentos (e também aplicativos) e não deixe de ler os comentários. Há muita informação útil lá!

Por fim, saiba que, para denunciar estes crimes, existem delegacias de crimes virtuais. Procure uma delas.

Para saber mais sobre o assunto, leia aqui a entrevista que eu e outros especialistas demos ao Diário do Nordeste, acesse este link: Vergonha motiva baixo número de denúncias

Beijos de Erica Queiroz; O amor está na rede!

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *