Solidão a dois é algo muito comum nos dias de hoje.
E ela ficou ainda mais evidente na pandemia, momento em que muita gente nunca ficou tão perto do parceiro(a), mas nunca se sentiu tão só.
Apesar de parecer não fazer muito sentido, esse distanciamento emocional é algo que acontece com muito mais frequência do que se possa imaginar.
A solidão a dois parece começar de repente e as pessoas não conseguem entender de onde ela veio. Foi algo que fizeram? Algo que deixaram de fazer?
Afinal, aquela pessoa que parecia ser o seu parceiro de vida acabou por se tornar um estranho, dividindo o mesmo teto.
A solidão dói demais e, em casos extremos, pode levar a crises de ansiedade e depressão. Por isso, é necessário entender as suas causas e ver o que pode ser feito para melhorar o relacionamento ou até mesmo terminá-lo.
A solidão
A solidão é um sentimento de não pertencer, de estar desconectado do mundo ao redor, de parecer que ninguém pode nos compreender.
Desde que nascemos, a sociedade tenta nos mostrar que o “padrão” de vida é você crescer, se casar e constituir uma família. Mas a verdade é que a vida é bem mais complicada do que isso, inclusive porque hoje muita gente não quer se casar e nem mesmo ter filhos, escolhe parceiros do mesmo sexo, tem relacionamentos abertos…
Apesar dessa evolução, muitas pessoas ainda se sentem na obrigação de seguir esse protocolo “padrão” e acabam acreditando serem inferiores por não terem encontrado a sua cara metade.
Assim, algumas acabam mergulhando em uma relação de solidão a dois, só para dizerem que estão com alguém. E esse é o motivo errado para ficar com alguém, pois não podemos esperar que o outro tampe um buraco que existe em nós.
Contudo, há outras pessoas que entram em um relacionamento todo bonitinho e acabam por se esquecer do velho e verdadeiro clichê de que ele precisa ser regado o tempo todo. E se sentem sós.

A pior solidão é a dois
O medo de ficar sozinha(o) muitas vezes faz com que a pessoa fique em uma relação a dois ruim. Afinal, para ela é melhor ter uma companhia do que ficar só. Mas a verdade é que, no fim das contas, a pessoa se sente ainda mais solitária.
Quando um relacionamento esfria, é melhor avaliá-lo, pois a solidão a dois é considerada um castigo para a maioria das pessoas. Realmente, não faz muito sentido estar com alguém e se sentir sozinha(o).
Como lidar com a solidão amorosa
Neste momento, é necessário fazer uma pausa e pensar no que está acontecendo no seu relacionamento. Às vezes, você não pode fazer isso sem ajuda de um psicólogo ou até mesmo com o parceiro(a), em terapia de casal.
Você ainda ama o seu parceiro(a)? Você sente que algo ainda pode ser feito?
Muitas pessoas acabam se deixando absorver pelos problemas do dia a dia e deixam o parceiro de lado. Não lhe questionam se tudo está bem, se ele precisa de algo… E, muitas vezes, quando o fazem, é da boca pra fora, pois nem estão prestando atenção na resposta…
Será que se você se interessar de verdade, perguntar como foi o seu dia, começar a compartilhar mais, a se divertir mais… A relação não melhoraria?
Precisa haver muita honestidade e diálogo, por ambos os parceiros, para lidar com a solidão a dois no casamento.
Além disso, se ambos estiverem dispostos a lutar pelo relacionamento, vocês precisam voltar a regar a relação.
Como? Fazendo as coisas que mais gostavam de fazer juntos.
Claro que a vida muda, muitos casais passam a ter filhos e aí pode ficar complicado realizar coisas que faziam somente a dois. Mas vale a pena tentar.
Vocês podem, por exemplo, fazer uma viagem de final de semana e deixar os filhos com os pais, amigos ou algum parente. Podem também fazer um jantar romântico até mesmo em casa e combinar de deixarem os celulares de lado, para se reconectarem de verdade. Ou ainda podem combinar de ver uma série juntos e fazer pausas entre um episódio e outro para discuti-lo, saboreando uma deliciosa taça de vinho…
Enfim, há várias coisas que vocês podem fazer e o ideal seria tentar fazê-las pelo menos uma vez por semana, para ter essa conexão maior.

Sexo no casamento
O sexo é o momento de maior intimidade entre um casal, aquele em que existe uma troca maravilhosa de amor, carinho e prazer.
Quando as pessoas se sentem sós, geralmente não transam mais ou quando o fazem é de forma automática, só para dizer que transaram.
Isso faz aumentar ainda mais a solidão ao lado de alguém.
Portanto, tente retomar essa conexão sexual com o seu parceiro ou parceira. Se envolvam, caprichem nas preliminares, transem como faziam quando tinham acabado de se conhecer.
Provavelmente, isso fará com que comece a diminuir a solidão na relação conjugal.
E, se precisar de dicas para uma noite de amor, veja aqui Como enlouquecer um homem na cama. Além disso, abrace muito o seu parceiro, pois o poder do abraço é incrível para reconectar as pessoas!
Traição para diminuir a solidão
Muita gente opta por manter um casamento de aparências e resolve trair o parceiro(a), para diminuir a solidão.
Mas a grande verdade é que você tende a se frustrar ainda mais, pois a maior parte do tempo estará com o seu parceiro, e aqueles momentos de pretensa alegria, ao pular a cerca, dão apenas uma sensação de vazio.
Portanto, pense bem antes de trair e, caso tenha duvida, este artigo poderá te ajudar: Traição: trair ou não trair?
Pensamentos finais
Se após tentar essa reaproximação e também a terapia e você continuar a se sentir sozinha no casamento (ou sozinho), então é melhor avaliar uma possível separação.
É difícil, dói muito, mas viver a solidão a dois dói mais ainda!
Aproveito para te recomendar a leitura deste artigo: Como recomeçar após o fim de um relacionamento.
Boa sorte e, caso precise de ajuda, fale comigo.
Beijos de Erica Queiroz; O amor está na rede


Sem Comentários