Ghosting, Orbiting e Benching | O que são?

Ghosting orbiting benching: imagem de uma moça com o celular nas mãos

Ghosting, orbiting e benching


Ghosting, Orbiting e Benching são 3 termos que vêm do inglês e têm sido muito utilizados nos últimos anos, referindo-se aos relacionamentos amorosos na era digital.

A gente sabe que tudo muda, mas, às vezes, e muito difícil entender por que algumas pessoas agem de determinada forma. Principalmente depois de terem dado indícios de que estavam apaixonadas e de que pareciam querer levar o relacionamento adiante.

Contudo, de repente, como num passe de mágica, elas desaparecem! Elas praticam Ghosting, Orbiting ou Benching. Algumas somem de vez. Outras somem, mas ficam te cercando nas redes sociais, por exemplo. Outras ficam mantendo algumas pessoas como contatinhos, para terem uma segunda opção. São formas consideradas cruéis de se relacionar com alguém, mas é o que acontece nos dias de hoje e você precisa estar preparada para isso.

 

Vamos, então, ver o que é ghosting, o que é orbiting e o que é benching?

 

O que é Ghosting

 

Ghosting vem da palavra inglesa “ghost”, que significa fantasma. E ghosting significa desaparecer. É um jeito extremamente cruel de terminar um relacionamento.

Por exemplo: você está saindo com uma pessoa há algum tempo e parece que as coisas estão indo bem e até ficando mais sérias. Um dia ele te leva para jantar na casa dele e te apresenta para a família. Os amigos já sabem do compromisso de vocês e, portanto, você acha que ele está pronto para o próximo passo, para assumir um compromisso sério com você.

E aí, do nada… Ele desaparece! Para de responder as suas mensagens no WhatsApp, não atende as ligações e fica tudo por isso mesmo! Ele simplesmente desistiu da relação, mas “esqueceu” de te avisar… Ele tornou-se um ghost, um fantasma.

Certamente, uma das coisas mais cruéis que alguém poderia fazer. Afinal, as pessoas esperam que pelo menos uma mensagem seja enviada, informando sobre o fim do relacionamento.

Contudo, hoje em dia, tudo parece ser muito mais simples: as pessoas somem sem dar explicações e, para elas, está tudo bem. E a grande verdade é que a maioria nem sente culpa por isso.

Isso acontece porque, atualmente, as coisas têm uma velocidade muito acelerada e costumam ficar mais na superficialidade. Ao não se envolverem tanto, fica mais fácil sumir. Mas os efeitos disso podem ser devastadores para a outra pessoa.

Portanto, se você estiver passando por isso, leve um tempo para se recuperar, mas depois volte a tocar a sua vida!

Agora que você já sabe o que é ghosting, vamos ver o que é orbiting e o que é benching.

 

O que é Orbiting

 

A maioria das pessoas acredita que o Orbiting é pior que o Ghosting. Orbiting vem de orbit, do inglês, que significa orbitar.

E por que ele é pior que o Ghosting? Simplesmente porque a pessoa pratica primeiro o Ghosting, ou seja, desaparece da face da terra, sem ter nenhum motivo aparente, mas ela continua te seguindo e curtindo as suas coisas nas redes sociais.

Sabe aquele ditado que as “bisas” já diziam, “O que os olhos não veem, o coração não sente”? Então…. Quando uma pessoa desaparece de vez, praticando o ghosting, dói pacas, mas, com o tempo, a dor da ausência vai diminuindo e você vai se recuperando. O problema é quando a pessoa some, mas fica orbitando ao seu redor nas redes sociais. Por isso, o orbiting é considerado muito pior e muito mais cruel que o ghosting!

A pessoa curte todos (ou quase todos) os seus os posts da outra, sabe aonde ela vai e com quem vai… Ela some, mas não some totalmente, entende?

Muitos psicólogos acreditam que uma pessoa faz isso, pois pode se arrepender de ter sumido ou até mesmo querer sair com a pessoa de novo, depois de um tempo. Elas podem pensar “Será que fiz um mau negócio ao dispensá-la? Melhor mantê-la no radar…”.

Eu prestei consultoria a um cara de quase 30 anos, que namorou por quase 1 ano (pelo menos ele achava que era namoro) e a ex-namorada praticou orbiting com ele. Continuou seguindo-o nas redes sociais, curtindo os seus posts… Mas sumiu, sem dar explicações. E nunca mais respondeu as suas mensagens nem atendeu os seus telefonemas. Imagine como ele se sentiu! É triste, é frustrante, é desesperador.

Minha dica: bloqueie a pessoa de todas as redes sociais. Não deixe que ela fique brincando com os seus sentimentos!

Agora que você já sabe o que é ghosting e o que é orbiting, vamos entender o que é benching.

 

O que é Benching

 

Vamos agora ver o que é benching. Uma palavra também vinda do inglês, benching significa algo como fazer alguém “esperar sentado”. Sabe aquela pessoa que fica no banco de reserva, podendo ser chamada para entrar em campo a qualquer momento? Então, isso é benching.

O benching é aquele relacionamento que fica entre uma saída de vez em quando e um namoro sério. Assim, se você estiver saindo com alguém, mas não tiver muita certeza se vale a pena continuar ou não, você mantém essa pessoa na sua listinha e sai com ela uma vez ou outra.

É como se você a colocasse em um grupo chamado “talvez” e a deixasse lá, para pensar se quer ou não ter algo mais sério com ela ou partir para a próxima. E isso pode ser feito com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Geralmente, a pessoa que pratica o benching continua saindo com outras, para ver se alguém mais interessante aparece.

Já imaginou que “legal” você ficar esperando alguém te ligar só quando quiser? É muito difícil. O problema é que, às vezes, as pessoas estão em um relacionamento mais livre, mas com objetivos diferentes. Uma acha que é hora de tornar o relacionamento mais sério, enquanto essa ideia nunca passou pela cabeça da outra pessoa. Bem complicado!

No entanto, muitos psicólogos acham que o benching deveria ser uma coisa normal e até saudável. Afinal, uma pessoa deveria sair livremente com outras, para poder conhecer várias pessoas e saber de quem gosta de verdade.

Mas e quando é você que está no banco de reserva?

Bem, agora você também já sabe o que é benching.

 

E então?

 

Gostou de aprender o que é ghosting, o que é orbiting e o que é benching? Você já passou ou está passando por alguma dessas situações? Deixe um comentário abaixo, que responderei em breve!

E, caso precise de uma ajudinha, leia este artigo sobre “Como esquecer alguém que você ama“.

O amor está na rede!

2 Comentários

    • Oi, Indira. Que bom que você gostou do texto. A internet trouxe várias possibilidades incríveis, mas, infelizmente, também possibilitou esse tipo de comportamento.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *