A traição é um assunto muito polêmico na atualidade, principalmente devido ao que se chama de traição virtual.
Muitas vezes, quando estou prestando consultoria amorosa a alguém, a grande questão que aparece é o desejo de traição.
“Nossa, entrou um cara novo no meu escritório e estou completamente atraída por ele”, ou “está rolando um clima entre mim e a namorada do meu amigo”, ou, ainda pior, “acho que estou apaixonada pelo melhor amigo do meu marido”.
Além disso, existem pessoas que se envolvem com alguém virtualmente. Isso pode acontecer porque a pessoa cria essa situação, quando, por exemplo, se cadastra num aplicativo de namoro, como o Tinder ou o Happn. O mesmo vale para quem se cadastra em sites de relacionamentos, estando comprometido(a). Aliás, existem vários sites para traição no mercado e eles sempre fizeram muito sucesso aqui no Brasil. São sites destinados a pessoas casadas que querem trair, mas não querem abandonar os seus parceiros. E assim, duas pessoas casadas se envolvem sigilosamente para trair os seus cônjuges.
Isso também pode acontecer sem que a pessoa busque por alguém, mas, de repente, algum conhecido(a) ou amigo(a) começa a flertar com essa pessoa por meio de mensagens via redes sociais, por exemplo.

Traição: trair ou não só cabe a você decidir
Seja a mulher traindo o marido, o marido traindo a mulher, o marido traindo o marido, namorados traindo namorados… a traição está por todas as partes e acontece com muito mais frequência do que imaginamos. E para quem se pergunta “trair ou não trair”, digo que não há uma resposta certa para isso. Vai depender apenas da visão de traição que cada pessoa possui.
Muita gente considera a traição um pecado mortal e ficaria com um enorme peso na consciência; outros ficariam muito ou um pouco incomodados ao trair alguém; e, finalmente, há aqueles que quase não dariam importância a ela e até mesmo já a praticam com frequência, com diferentes parceiros(as). Afinal, para essas pessoas, é melhor não ter um parceiro fixo, para evitar envolvimento.
Há diversos fatores que podem incentivar uma traição como também levar uma pessoa a desistir dela. Geralmente, o desejo de traição ocorre em um momento em que o relacionamento não vai bem e o ideal seria buscar ajuda psicológica, para enter o porquê do surgimento desse desejo. Além disso, a traição raríssimas vezes é decorrente de um amor verdadeiro pela outra pessoa. Geralmente, ela acontece num momento de paixão desvairada, em que a pessoa vai dormir pensando na outra, acorda pensando na outra e até mesmo sonha com a pessoa com a qual quer trair o seu parceiro ou parceira.
Durante o ápice da paixão, a pessoa apaixonada idealiza a outra e, talvez se esperasse um mês ou até mesmo uma semana, essa paixão poderia esfriar e a vontade de trair desaparecer.
Contudo, antes de praticar o ato de traição, você deveria levar em consideração alguns pontos importantes, pois o preço da traição pode ser muito alto.
O que levar em consideração quando pensar em traição
– pensa em trair apenas uma vez?
– quer trair com apenas uma pessoa?
– está envolvido(a) com esta nova pessoa? Até que ponto?
– essa pessoa é mesmo tudo o que você pensa, ou apenas a idealizou?
– essa pessoa é amiga da família, dos seus amigos ou até mesmo amiga ou parente do seu parceiro(a)?
– como vai ficar com a sua consciência? Você vai conviver bem com isso? Vai se deitar à noite e dormir bem, ou ter insônia pensando na traição e sentindo-se culpado(a)?
– será que vai conseguir encarar o seu parceiro(a)?
– vai querer contar ao seu parceiro(a) sobre a traição? Ou vai conseguir guardar segredo?
– se você contar ao parceiro(a), já pensou em tudo o que isso pode acarretar, inclusive na possibilidade de perdê-lo para sempre?
– você perdoaria uma traição?
– acha que o seu parceiro(a) perdoaria a sua traição?
– você quer trair por vingança, por também ter sido traído(a)?
Há muita coisa para se pensar antes de ir às vias de fato. E estes são apenas alguns dos itens a serem considerados… Para estas perguntas, pode haver mais de uma resposta. Desse modo, sugiro que você pense nas consequências de cada uma delas.
Você ainda tem um tempo para pensar, já que está em dúvidas… Então pense! Porque depois que a coisa estiver feita, não tem mais volta.
Algumas pessoas traem porque se acomodaram num relacionamento ruim e têm muito medo de terminá-lo. Por isso, se este for o seu caso, pense se não vale mais a pena ser livre para descobrir novos amores, do que viver preso, alimentando-se apenas de algumas escapadas que não cobrirão este vazio… E pense também se acha justo fazer isso com o seu parceiro(a).

Traição virtual é traição?
E quanto à traição virtual? Traição é considerada virtual quando você se relaciona com alguém pela internet (redes sociais, sites de namoro, sites de traição etc.). Tem gente que acha que só porque o relacionamento não se concretizou, não é traição. Mas a maioria das pessoas considera o fato de você se corresponder às escondidas como traição, sim. Então, vale a pena pensar bastante nos pontos listados acima e ver até onde você acha que vale a pena seguir com esse relacionamento.
Uma traição sempre deixa marcas e sequelas. Principalmente quando é descoberta. E gera muitos medos e inseguranças depois. A pessoa que trai uma única vez, com alguém com que não tenha contato, talvez fique mais tranquila, pois as chances de ser descoberta são mínimas. Mas a pessoa que trai várias vezes, com uma pessoa fixa, está sempre com medo de ser descoberta por alguém, principalmente pelo parceiro(a). Acredite: é complicado viver assim, pois você fica o tempo todo com receio de ser pego(a) no flagra com alguém. Mensagens que podem ser descobertas no celular, cheiros diferentes, marca de batom nas roupas…
Já quando a traição é revelada, a sequela maior pode ser você perder a pessoa que realmente ama. Mas você também pode ser perdoado(a) e transformar o seu parceiro(a) na pessoa mais insegura e controladora do mundo. Ela poderá ficar traumatizada para sempre.
Colocar-se no lugar do outro
Acredito que a coisa mais importante a fazer, nesse momento, é se colocar no lugar do outro. Portanto, pense se fosse o seu parceiro(a) que quisesse trair você. Imagine-o com outra pessoa, dando o melhor de si para ela. Você consegue pensar nisso? Como você se sentiria? Mas pense de verdade. Não adianta falar para si mesmo “não estou nem aí”. Tenho certeza de que alguma coisa ruim, por menor que seja, você vai sentir.

E, caso você já tenha praticado o ato de traição e esteja em crise por conta disso, tente entender por que fez isso, o que estava buscando, se algo não estava bom no relacionamento, se você fez só para se divertir, se gosta de trair, se isso te faz bem… Talvez o seu relacionamento simplesmente já tenha acabado, então que tal pensar na possibilidade de uma separação? Assim você fica com o caminho livre para conhecer outras pessoas e talvez encontrar alguém que te faça sentir mais feliz.
Para mais informações, leia o artigo: “Por que as pessoas traem?“.
O amor está na rede


.
muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns 🙂
Oi, Mirela. Fico feliz que tenha gostado e agradeço o elogio. Volte sempre!
Usei um programa para monitorar meu marido descobrir que ele estava me traindo e não me arrependo.
Oi, Jaque. E o que você descobriu?
Olá
Pois é… estou numa sinuca de bico, namoro a quase 4 anos sempre nos demos muito bem, mas de um tempo pra cá percebi que já não há mais aquela paixão que tinha no começo, então fui conversar com minha namorada sobre o assunto e ela me disse que sente a mesma coisa, que me ama, e eu também a amo, mas não temos mais aquele frio na barriga que tínhamos no começo,foi quando conheci uma garota que reacendeu meu " fogo ", ainda não fiz nada apenas ficamos flertando , mas sinto que estou prestes a ceder mas respeito muito minha amorada e não me sentiria a vontade ao traí-la, estou totalmente perdido.
O quê fazer se eu já me sinto culpado só de flertar?
já me fiz todas as perguntas do artigo e não encontrei nenhuma resposta.
Abs
boa noite, eu descobri que meu parceiro tem o badoo, nós estamos morando um pouco longe, devido ao meu trabalho, eu moro em Salvador e ele em Minhas Gerais, nos falamos sempre ao telefone tipo…. mais a noite.. mas sempre ao falar com ele , eu sinto ele distante e teclando do outro lado do telefone… isso me deixou grilada. Ai pesquisei na net, ele fez um badoo com as fotos dele sozinho e eu fiz um fake e falei com ele na rede social, ele não sabia que era eu, e eu fui levando a conversa e perguntei se ele tinha namorada e tal… ele disse que não tinha por enquanto pq não apareceu ainda… gente me diga uma coisa , isso é traição:?
Oi, Line.
Obrigada por compartilhar sua opinião.
Abs,
Erica
Eu acredito q isso seja falta de carater…
Olá!
Olha, eu acho que tudo depende dos princípios de cada pessoa. Como disse no texto, como vai ficar a sua consciência depois da traição? Acho que todas as perguntas acima devem ter respostas bem claras para quem pretende trair, sempre pensando nas consequências para o parceiro!
Beijos,
Erica
Acho que devemos fazer o que achamos melhor para nós mesmas, se trair for uma destas, que seja feita então. A vida é muito curta para ficar nos privando de algo. Porém, não devemos fazer sofre uma pessoa que nos tem amor, então se for mesmo trair faça o bem feito, e não deixe que descubram. Beijossss
Oi, Ebrael.
Acho que não precisa dizer mais nada mesmo. Fico feliz que tenha podido ajudar!
Beijos,
Erica
Vc me ajudou bastante com este artigo. Acho que não preciso dizer muito mais, né? Obrigadinho! Bjs!
@Palavras e Histórias
Oi, querida!
Sim, parece simples. Mas e o medo que as pessoas sentem de deixar o que julgam ser "garantido" pelo duvidoso? E quando a outra pessoa também é comprometida? As pessoas têm medo de correr o risco de abandonarem o relacionamento e ficarem sem as duas pessoas (o parceiro e o da traição).
Infelizmente, a vida não é tão simples assim, hehe. Sejamos fieis aos nossos princípios e tudo ficará mais claro!
Grande beijo,
Erica
@Malu
Obrigada pela visita!!!
Beijos,
Erica
Oi, RIke.
Pois é… cada um tem que saber o que é melhor, tanto para si, quanto para o seu companheiro(a)!
Abraços,
Erica
@José Sidney
Oi, José!
Nossa, pensamos de modo bem parecido: acabei de escrever algo similar à Samanta, antes mesmo de ter lido o seu comentário!
E foi excelente a sua colocação quanto a trairmos a nós mesmos. Acho que essa é a pior traição que existe. Pedir perdão feito um cachorrinho é horrível. Negar é humilhante. Pensar antes de agir seria uma ótima solução para todos… 🙂
Abraços,
Erica
@Valéria
Oi, Val!
Pois é… assunto bem polêmico esse! Eu conheci uma moça que dizia que, sempre que arrumava um namorado novo, já o traía para ser a primeira – afinal, ela acreditava que mais cedo ou mais tarde ele a trairia. Que loucura, não? A que ponto chega o ser humano, rssss.
Tem gente que vai lá, trai, e percebe que fez uma grande besteira e volta correndo para os braços do parceiro. Eu acredito que cada um tem as suas razões (e, verdade, quem somos nós para julgar?), mas fico imaginando como conseguem conviver com isso depois. E tem gente que convive muito bem…
Obrigada pelo carinho de sempre!
Mil beijos,
Erica
@Samanta
Oi, amiga querida!
Olha, se o relacionamento é aberto, tudo bem, porque aí não é traição, certo?Há um prévio acordo de que as pessoas podem sair com outras. Então é como você falou: uma outra visão.
Também acho que quando há a vontade de trair, é porque algo na relação não vai muito bem. E, sem dúvidas, não é justo envolver o outro na mentira. Mas aí vem a próxima pergunta: e quem é que tem a coragem de assumir isso e terminar o relacionamento ou pedir um tempo (algo em que não acredito, hehe)?!?!?
Perfeita a sua colocação: quando uma pessoa está bem num relacionamento, ela parece até cega – nem olha para os lados!
Beijo enorme e obrigada pelo carinho de sempre!
Erica
@Anônimo
Olá, querida! Já parou para pensar que esse cara pode ser casado? Geralmente, quando a pessoa some desta forma ela é, no mínimo, beeeeem comprometida! Minha sugestão: pule fora!
Beijos,
Erica
@Jackie
Querida, o que posso dizer? Seus escritos são sempre maravilhosos… :-))) O José Sidney também concorda conosco – a pior traição é quando traímos a nós mesmos. Por isso que tanta gente sente culpa. E um misto de pena por quem foi traído. Horrível! Quando traímos a nós mesmos, em qualquer situação (às vezes até por fazermos algo que não queremos apenas por consideração a alguém), nos decepcionamos demais. O ideal é sempre sermos flexíveis, mas fieis aos nossos princípios.
Beijo enorme,
Erica
Tá com dúvida?
Pois bem não traia, afaste-se da pessoa que tem ao lado. Porque a história de vcs dois já acabou, só vc não sabia!
Daí, comece um novo relacionamento com a pessoa que te tentou!
Simples, não?
Passando para prestigiar suas páginas e agradecer sua visita no (IN)PERCEPÇÕES.
Um grande abraço, menina!!!
Ah, não tem jeito mesmo. Vai da cabeça de cada um. Eu sou meio da velha guarda. Acho que se é para trair, acaba logo com o relacionamento e fica livre pra deitar e rolar, sem mais problemas.
Ou, que seja combinado, as claras. Aquela coisa de casamento aberto (que também não aceitaria pra mim). Mas ai, também não seria traição, que supõe o "fazer escondido", enganar o outro.
Bom, o mais importante mesmo acaba sendo nunca trairmos a nós mesmos. Se conseguirmos isso, as outras traições também deixarão de existir. Ou alguém que se respeita, aceitaria levar um "pito" do parceiro/parceira? Não dá, né? Orelhinha baixa, simulando um pedido de perdão ou negando tudo que nem doente mental surtado. Isso não é coisa pra pessoas inteiras. Molecagem.
Abraços
Oi Érica…. o tema é um bocado polêmico heim?!
No tempo em que frequentava baladas observei muitas traições, e tive amigos e amigas que nada satisfetios no casamento trairam… para alguns foi um santo remédio e uma forma de ver o quanto amavam seus pares, para outros o fim de muita insatisfação…. mas pra minha total surpresa, para a maioria era um jogo que gostavam de fazer, e nada tinha a ver com a relação que tinham no casamento!
Se certos ou errados, nunc ajulguei, apenas sei que isto é algo que convive com as relações e só quem vive é que pode saber o porque e o que será depois…..
Beijo no coração
Olá, Amor Está na Rede!
Esta é uma quetão muito complicada, por mais fácil, e óbivia, que seja. Mas pra mim, fico com não trair!
Abs!
Rike.
Olá querida !!!
Perfeitas as suas colocações, adorei !!
Bom, creio que isso vá de cada um, afinal muitos hoje em dia cultivam os chamados relacionamentos abertos e tem outra visão das coisas, mas justamente por isso, as perguntas que você mencionou são importantíssima !!
Eu acredito que quando sentimos vontade de trair, é porque algo está errado na relação, pode ser que seja uma fase ou até que o sentimento tenha se acabado mesmo, mas na minha humilde opinião, quem tem sempre estes ímpetos, deve ficar solteiro, porque não é justo envolver outra pessoa numa vida de mentiras.
Pelo que vivi, vejo que quando estamos bem num relacionamento e conosco, estes pensamentos passam longe. De qualquer forma, como você sabiamente aconselhou, o melhor é analisar bastanteeee antes de fazer para não se arrepender depois.
Um beijãozãoo e boa semana !
Ah eu simplesmente ñ entendo o ser humano(homens) a 3meses atras conheci uma pessoa no BADOO, me falava em ir ate meu estado Eu Minas Ele Bahia, qria me ver, falava de tudo, qria ate falar de casamento, pq n ia aceitar mt tempoa distancia, mt ocupado, e começei a achar ele mt mt distante, quase nunca ligava, confidencial, e eu fui ficando nervosa e falava algumas coisas(desabafando) qndo tinha oportunidades de conversar e ele me apoiava, falava q n tinha tempo msm, desde de quinta-feira passada ele n me responde nada, n me ligou mais, n falou nada e estavamos programando passar meu aniver no prox mes juntos, ve se da pra entender? sinceramente, cansei… ele tem 40 anos e eu 26 , maduro d+ p tanta palhaçada.
Oi minha amiga!
Ótima a sua abordagem sobre o assunto!
Em meu ponto de vista quem trai, antes de mais nada, trai a si mesmo! A questão não é a satisfação à outra pessoa, mas aos votos que fazemos a nós! É um comprometimento nosso, com nossas vontades, desejos e até mesmo sonhos. A traição é uma forma de enganar-nos! Quer ser coerente? Coloque todos os sentimentos para fora e veja se aquilo que hoje você chama de relacionamento é o que te faz feliz ou te satisfaz. Se qualquer as respostas forem negativas, então (como você escreveu) liberte-se e passe a ser sincera consigo…aí, a traição não fará mais parte da sua vida!
Grande beijo, minha linda! Parabéns pela ótima matéria!
Jackie