Fim de relacionamento: 10 coisas que você não deve fazer!

Termino de relacionamento

Fim de relacionamento - ficar em casa não adianta nada!


Fim de relacionamento é sempre algo muito difícil. Os relacionamentos acabam pelos mais diversos motivos. E eu sei que você sente só, perdido/a e acha que nunca mais vai encontrar alguém.

Não importa se foi você quem pôs o ponto final no relacionamento ou não. Ambos irão sofrer. Certamente, quem não queria o fim do relacionamento é que fica na pior.

No entanto, quando é inevitável, é melhor cair em si e se preparar para recomeçar. Afinal, foi só o relacionamento que acabou: a sua vida… não!

Muitas pessoas não sabem como agir depois do fim do relacionamento e acabam fazendo várias coisas erradas que só prejudicam a si mesmas.

Término de relacionamento
Fim de relacionamento – homem só 

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista com dicas de coisas que você NÃO DEVE fazer após o fim do namoro ou casamento.

Fim de relacionamento: 10 coisas que você não deve fazer

1. Perseguir o/a ex

Se foi o outro que terminou com você, não o persiga. Se a pessoa já queria o fim, ficar perseguindo-a só fará com que ela se afaste ainda mais de você e com que tenha a certeza de que o fim foi a decisão certa a ser tomada! Dê tempo ao tempo, pois, se essa pessoa tiver que voltar com você, ela fará isso.

2. Sair com amigos comuns

É claro que se os seus únicos amigos forem amigos em comum, você não terá muita escapatória. Se for o caso, evite falar do/a ex. Assim, se insistirem, diga que não quer tocar neste assunto. Sair com amigos de ex logo após o fim do relacionamento só fará com que você se sinta mais ligado/a à pessoa. E, definitivamente, esta é a pior estratégia para esquecê-lo/a.

3. Ficar vigiando o Facebook do/a ex

Sim, muitas pessoas entram numa neura de vigiar cada passo do outro, o tempo todo. Acabam vivendo a vida do outro, em vez de sua própria vida. Portanto, se não quiser remover o/a ex da lista de amigos, bloqueie as suas atualizações para que não apareçam na sua página (deixe de seguir a pessoa). Já diziam os mais sábios: o que os olhos não veem, o coração não sente!

Termino de relacionamento
Fim de relacionamento – não persiga o/a ex nas redes sociais Foto: Viktor Hanacek |

4. Ir a lugares onde sabe que irá encontrá-lo/a

Obviamente, você sabe quais são os costumes da pessoa e os lugares que ela costuma frequentar. Forçar um encontro não vai ser nada legal, além de ficar óbvio que você só foi àquele lugar para ver a pessoa. Afinal, isso causará um constrangimento enorme a ambos. E você já pensou se chegar lá e encontrar o/a ex acompanhado de outra pessoa? Evite esses lugares de qualquer forma! Se fizer muita questão de ir a um local específico, vá em horários que sabe que o/a ex não estará lá.

5. Ligar para amigos para perguntar do/a ex

Se você quiser notícias da pessoa, entre em contato com ela. Depois de um tempo tentando obter notícias por meio dos amigos, eles se sentirão usados e você vai perder o/a ex e o amigo! Sem contar que é desagradável ficar ouvindo lamúrias o tempo todo. Então aproveite para se divertir com os amigos, pois eles são uma ótima companhia nessa fase tão difícil de fim de relacionamento.

6. Fazer intrigas

Tem gente que, após terminar o namoro ou casamento, sai por aí falando mal do/a ex para todo mundo. Honestamente, o que essas pessoas acham que vão conseguir com isso, além de raiva e pena? Pior: se você fala mal da pessoa, por que ficou esse tempo (às vezes, um tempo enorme!) com ela? Não faça isso, pois ficará feio para você, não para o outro!

7. Fazer uma super mudança no visual!

Este, definitivamente, não é o momento. Espere ficar bem antes de mudar seu look, principalmente se for algo mais drástico (tipo cortar uma barba de anos). Afinal, você poderá não gostar e aí enfrentará uma fossa dupla, pois nem poderá se olhar no espelho! Pense nisso…

8. Arrumar uma vítima para tentar substituir ou provocar o/a ex

Arrumar alguém para substituir rapidamente o/a ex vai ser ruim para você e talvez para o/a ex, pois ele/a poderia até estar pensando em uma reconciliação, mas acabaria perdendo as esperanças neste momento.  Contudo, vai ser muito pior para a vítima, que só estará sendo usada. Pra que machucar tanta gente? Acredite: você vai sofrer muito mais fazendo isso, além de sentir culpa por machucar uma terceira pessoa.

9. Ficar procurando motivos para lembrar do/a ex

Muitas pessoas têm mania de ficar vendo todas as fotos que tiraram juntos, lendo todas mensagens trocadas etc. Se você não quiser dar um fim a todo este material, encaixote-o (mesmo que virtualmente) e só volte a mexer nele quando o/a ex estiver com-ple-ta-men-te esquecido/a. Afinal, não dá para ir para a frente se ficarmos olhando para trás! Fim de relacionamento deve ser com um ponto final, a não ser que o/a ex queria voltar – mas aí você deve avaliar se vale a pena ou não!

10. Trancar-se em casa e esquecer que há vida lá fora

É claro que há um período de “luto”, principalmente se você não estava de acordo com o término da relação. mas você tem que se esforçar para que ele seja rápido. Afinal, ficar em casa chorando ou se fazendo de vítima não vai te trazer melhora alguma e muito menos um novo amor. Então, chore, sofra. Por um período de tempo aceitável. Depois, lembre-se que há vida lá fora, ela é linda e merece ser vivida!

Termino de relacionamento
Fim de relacionamento – ficar em casa não adianta nada!

Para finalizar, veja aqui algumas dicas de Como recomeçar após o término de um relacionamento“.

O amor está na rede

7 Comentários

  • Ola minha querida, muito boa suas dicas, gostaria q me ajudasse. Estou com um amante a oito meses, damos muito certo na cama, mas nao viemos a ficar em publico, nao sei se é impressao minha ou se ele esta me evitando, ele diz q que sente muito tezao por mim e eu por ele, pensa muito em mim, as vezes ligo p ele ele me atende daquele geito gostoso, as vezes nao me da muita bola, isto esta me acarretando muitas disconfianças, sera se estou sufando ele? me ajude por favor.

  • Olá Princesa Erica, passando pra deixar meu mimo aqui pra você também.
    Seu Blog é muito gostos de estar, ler e aprender, amo ler tudo, as dicas maravilhosas que passas, assim com passou em seu belo livro. Amei ler.
    Parabéns linda amiga.
    Fique com meu carinho em seu admirável coração.
    Jane Di Lello.

  • Ei Érica,

    Excelentes dicas, amiga confesso que algumas delas já pratiquei, e olha como consequência acarretei mais sofrimentos sobre mim,e aprendi muito com a vida,então não vale a pena mesmo tais atos, agora que eu choro por um bom tempo, isto é inevitável,rsrs, mas me supero, e a vida sempre me surpreende..sai de uma relacionamento a 4 meses atrás que pensei que iria morrer, e a vida me surpreendeu de uma forma linda, portanto nem tudo esta perdido quando se tem amor próprio…

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *